PST Electronics implementa nova plataforma de desenvolvimento com apoio da Service IT

Cases Logo

Projeto atualizou infraestrutura do Desenvolvimento à Produção com soluções Red Hat.

A PST Electronics – líder em segurança automotiva, uma das principais fabricantes de som automotivo e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento e segurança eletrônica – enfrentava no início deste ano as consequências de um rápido crescimento inorgânico de sua operação – decorrente das recentes aquisições e parceria com investidores estrangeiros, além da diversificação seu portfólio de produtos, com soluções que abrangem desde o desenvolvimento do hardware até serviço de localização de veículo. Estas geraram instabilidades nos diferentes sistemas legados existentes e no atendimento ao cliente. Fazia-se urgente uma atualização no parque de TI.

Fornecedora de soluções tecnológicas desde 2008 à PST Electronics, a Service IT – especializada em consultoria e prestação de serviços customizados na área da Tecnologia da Informação – propôs a criação de uma nova plataforma para o cliente, baseada no JBoss Enterprise Middleware, da Red Hat – líder mundial no fornecimento de soluções open source. “Após estudos técnicos e provas de conceitos com três soluções diferentes, optamos pela Red Hat, principalmente, pelo custo benefício oferecido e a parceria junto à Service IT”, conta o IT Manager Infrastructure & Support da PST Electronics, Tiago P. Hespanhol.

O projeto foi implementado pela Service IT em pouco mais de três meses e abrangeu a consultoria especializada nos produtos licenciados da tecnologia Red Hat – RHEL-Linux, Jboss EAP, Jboss Operations Network -, a criação de uma infraestrutura composta por Produção, Desenvolvimento e Garantia de Qualidade para uma nova aplicação de call center e o suporte à migração.

O desafio para o gestor era assegurar a melhor aplicação dos recursos em TI, além de identificar e remover aplicações redundantes para otimizar os processos de negócio. “O projeto fez com que conseguíssemos disponibilizar uma plataforma que proporciona conjuntamente estabilidade, padronização, ganho de desempenho, escalabilidade e gerenciamento atendendo às melhores práticas do mercado. Nossa área de TI se tornou mais eficiente e flexível, e é capaz de responder mais rapidamente às solicitações das áreas de negócio”, afirma Hespanhol.

Para a Service IT, o projeto foi desafiador no sentido de encontrar uma solução eficaz para atender às necessidades e ao budget do cliente, além de vencer uma natural barreira cultural dos usuários de outras ferramentas diante de uma nova solução. “A equipe da Service IT preocupou-se em programar workshops de apresentação e utilização da plataforma. A participação de especialistas da Red Hat e de influenciadores da PST Electronics foram essenciais para que os profissionais da área de Desenvolvimento aderissem à nova solução”, destaca o presidente da consultoria, Eduardo Gallo.

A área de TI da PST Electronics se posiciona de forma ágil, oportuna e transparente como estratégica provedora de benefícios tangíveis ao negócio. Tendo em vista este objetivo, o cliente já tem planos de expandir o projeto e, para isso, estuda a migração de 100% dos sistemas legados para Jboss. “Num futuro próximo, a tendência é caminhar para a adoção de uma arquitetura de serviços em Cloud”, declara Hespanhol.

Sobre a PST Electronics
A PST Electronics, detentora da marca Pósitron, é líder em segurança automotiva, uma das principais fabricantes de som automotivo e referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas em rastreamento e segurança eletrônica. Os diferenciais tecnológicos e a qualidade de seus produtos fizeram a empresa conquistar a liderança do mercado, posição que detém há mais de 15 anos. Além disso, a companhia é uma das principais fornecedoras de equipamentos genuínos para as montadoras de veículos na América Latina. Conhecida pela sua ampla gama de produtos e serviços, a empresa desenvolve rastreadores, bloqueadores e alarmes para automóveis, motocicletas e caminhões, som automotivo, sensor de estacionamento, vidros e travas elétricas, painéis de instrumentos, além de alarmes e monitoramento residencial. Atualmente, a empresa possui plantas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e uma filial em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1997, a PST Electronics tem como sócio o grupo norte-americano Stoneridge, com presença na Europa, Ásia e América.