Service IT apoia projeto de atualização de infraestrutura de armazenamento da Tupy para suportar novo ERP

Cases TUPY

Projeto OneTupy abrange parques fabris do Brasil e do México.

Em 2013, a área de Tecnologia da Informação da Tupy – maior fabricante de blocos e cabeçotes de motor em ferro – iniciou o OneTupy, projeto para implementação de um novo sistema integrado de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning, ou ERP) e de um banco de dados Oracle. Para suportar este novo ambiente, a empresa precisava de uma infraestrutura tecnológica que proporcionasse um rápido provisionamento e possibilidade de expansão, uma vez que o novo ERP também seria utilizado por sua planta localizada no México.

Neste momento, a preocupação dos profissionais da Tupy era se focar na implementação do ERP, e encontrar um parceiro único tanto para adquirir os equipamentos como para suportar esta infraestrutura seria um diferencial fundamental para a contratação. “Buscamos referências no mercado e apuramos que a Service IT possuía o conhecimento técnico para nos orientar, principalmente, em relação ao fornecimento das soluções de armazenamento e compartilhamento de arquivos. E o fato da consultoria já atuar na América Latina proveu mais segurança para incluí-la na fase internacional do projeto”, conta o vice-presidente de Finanças e Administração da Tupy, Leonardo Gadelha.

Para atender aos requisitos relevantes para o projeto OneTupy, a Service IT recomendou a aquisição de dois sistemas de armazenamento VNX5400 e dois appliances de backup Data Domain DD2500, todos da fabricante EMC. Os serviços foram realizados em duas etapas pela equipe da Service IT. Na primeira, presencial, foi efetuada a instalação dos equipamentos. Na segunda, o trabalho de configuração foi realizado remotamente, contribuindo para a redução de custos, a agilidade do processo, a economia e a sustentabilidade, graças ao não deslocamento de profissionais.

“Os principais desafios de infraestrutura do OneTupy foram a disponibilização dos recursos e o curto espaço de tempo que tínhamos para a implantação deste sistema, de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014”, destaca o presidente da Service IT, Eduardo Gallo. “Todo o processo precisou ser realizado por nossa equipe com muito dinamismo, mesmo quando o escopo sofria mudanças”, afirma.

A Tupy prevê a maximização do retorno sobre investimento (Return on Investment, ou ROI) graças à utilização de arquitetura para armazenamento/tierização (FAST VP) e aceleração de performance (FAST Cache/FAST VP) com discos Flash. “Temos à disposição equipamentos modernos com tecnologia de ponta, o que prepara a companhia para receber o restante da implementação do ERP. Agora, contamos com mais flexibilidade e escalabilidade e podemos inserir mais espaço no novo sistema, de acordo com as necessidades da Tupy”, declara Gadelha.

A área de TI da Tupy auxilia a integração dos setores, apresenta soluções, visualiza novos produtos, serviços, tecnologias e gera informações precisas que contribuem na tomada de decisões acertadas. “Para que isso seja possível, é necessário preparar muito bem toda a base tecnológica da empresa. A implementação do ERP é o maior e mais importante passo nesta direção. E ter um parceiro como a Service nos apoiando tem sido fundamental para o sucesso do projeto OneTupy”, ressaltou o vice-presidente.

Sobre a Tupy
A Tupy desenvolve e produz componentes fundidos e usinados para o setor automotivo e também atende a segmentos diversos da indústria e construção com a produção de conexões de ferro maleável, granalhas de aço e perfis contínuos. Fundada em 1938, em Joinville (SC), conta com duas plantas fabris localizadas no Brasil, nas cidades de Joinville/SC e Mauá/SP, e duas localizadas no estado de Coahuila, México, nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe. Com capacidade produtiva de 848 mil toneladas por ano, 66,8% de sua receita foram provenientes do mercado externo em 2013, obtendo receita total de R$ 3,1 bilhões. Para mais informações, visite o site www.tupy.com.br.