A importância dos testes de performance na avaliação da estrutura de armazenamento de dados de sua empresa

A importância dos testes de performance na avaliação da estrutura de armazenamento de dados de sua empresa

O teste de performance é o processo de avaliar o desempenho de recursos essenciais a uma infraestrutura de TI.

Velocidade, capacidade, tempo de resposta e a estabilidade de servidores, rede, softwares ou dispositivos sob uma intensa carga de trabalho são exemplos de como o teste de performance pode ajudar na avaliação da arquitetura tecnológica de uma empresa.

Os departamentos de TI das empresas devem utilizar os testes de performance para verificar o desempenho da estrutura de armazenamento da organização, verificando, através de um processo estruturado de qualidade e testes, de que forma a arquitetura de dados responde à grande carga de dados em momentos considerados críticos durante as operações de negócio.

Por que as empresas estão cada vez mais adotando testes de performance?

Basicamente, os testes de desempenho pode envolver avaliações quantitativas feitas em um laboratório ou no ambiente de produção em cenários limitados. Os parâmetros típicos incluem velocidade de processamento, taxa de transferência de dados, largura de banda de rede e taxa de transferência, eficiência de carga de trabalho e confiabilidade.

Para se ter uma ideia, uma organização pode medir o tempo de resposta de um programa quando um usuário solicita uma ação ou o número de milhões de instruções por segundo nas quais uma estrutura de processamento e armazenamento funciona.

As empresas também podem usar o teste de performance como um auxílio de diagnóstico para localizar gargalos de computação, de comunicação e armazenamento dentro de um sistema.

Os afunilamentos são um único ponto ou componente dentro da função geral de um sistema que impedem o desempenho geral e que podem impactar diretamente o ambiente de produção.

O impacto da performance na estrutura de armazenamento de dados

O teste de performance aplicado a estrutura de armazenamento de dados é definido como um tipo de teste que verifica se o aplicativo em validação armazena os dados relevantes nos diretórios apropriados e se possui espaço suficiente para impedir a finalização inesperada por falta de espaço no disco.

  • Armazenamento lento significa tempos de resposta lentos, consultas demoradas e menor disponibilidade de aplicativos.
  • O armazenamento lento é uma sobrecarga para a manutenção da infraestrutura do servidor.
  • O teste de performance ajuda a encontrar sua limitação prática de armazenamento antes da implantação.

Esse procedimento ajuda o time de TI a entender como o sistema reagirá quando um novo dispositivo de hardware for substituído ou atualizado.

Atualmente, o uso da estrutura de armazenamento de dados é amplamente difundido e utilizada pelas empresas. Elas estão ficando cada vez mais complexas com o surgimento de novas tecnologias e plataformas. É por isso que verificar a qualidade, a segurança e a sua performance dos dados fazem dos testes uma prioridade e devem fazer parte da política de qualidade e processos de tecnologia de uma organização.

Qualquer que seja o benchmark que você use, o importante é configurar cargas de trabalho ou simulações que sejam relevantes para o que você está fazendo no suporte de seus aplicativos.

O melhor benchmark é o seu aplicativo específico e a carga de trabalho sendo executada o mais próximo possível do nível de produção. A próxima análise a ser verificada seria a performance de sua aplicação ou uma carga de trabalho refletindo o que você está fazendo na produção e como a solução inteira se comporta junto com as várias peças que fazem parte de sua arquitetura.

Quando foi a última vez que você avaliou a performance da estrutura de armazenamento de dados de sua empresa?

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre a importância dos indicadores de desempenho e de que forma eles podem ajudar na construção de um data center operacional e seguro.

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.