Desbloqueando o novo normal com serviços de nuvem híbrida

Desbloqueando o novo normal com serviços de nuvem híbrida

À medida que os países vivem a atual crise, as incertezas aumentam sem qualquer percepção de como a pandemia pode se desenrolar.

As empresas, no momento, estão procurando navegar de forma estável por essa nova normalidade, criando uma base digital diferenciada no longo prazo que as ajudaria a superar todas as interrupções futuras e permanecer relevantes no ecossistema altamente competitivo.

De fato, a situação atual nos fez experimentar o mundo com características de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade em seu sentido mais verdadeiro.

Para isso, dados e aplicativos são certamente as armas secretas de uma organização que lhe permitem criar uma realidade diferenciada, frente aos seus concorrentes do setor. Tanto os dados quanto os aplicativos são essenciais para o sucesso de qualquer organização.

Ao mesmo tempo, elas devem ser suportados por uma infraestrutura subjacente robusta e responsiva, capaz de suportar cargas sem precedentes.

Uma abordagem de nuvem híbrida ajuda as organizações a alcançar escala rápida enquanto se adaptam a modelos de negócios em constante evolução, resistindo a interrupções e criando valor digital em várias plataformas de nuvem e infraestrutura local.

Importância de construir plataformas resilientes e adaptáveis

Uma pesquisa de continuidade de negócios do Gartner destacou que apenas 12% das organizações estão altamente preparadas para o impacto das crises globais, como a que estamos vivendo agora.

Com a maioria da força de trabalho desenvolvendo suas atividades remotamente e os clientes acessando cada vez mais os serviços online, as empresas precisam garantir a estabilidade das cargas de trabalho críticas que dão suporte às operações de negócios centrais.

Essas cargas de trabalho precisam ser hospedadas em uma infraestrutura que pode ser dimensionada dinamicamente para atender às incertezas da demanda e ser resilientes o suficiente para resistir a desastres e interrupções.

Além disso, a complexidade das plataformas da nova era foi ampliada com o advento da borda capacitada que envolve a movimentação de aplicativos e serviços associados para mais perto dos dispositivos do usuário final e também com o surgimento da nuvem distribuída, em que a computação em hiperescala (uma infraestrutura distribuída  que pode acomodar rapidamente uma maior demanda por recursos de computação) fornece serviços de nuvem pública em locais além de seus data centers físicos.

O perímetro dessas plataformas está sempre se expandindo e, portanto, o emprego efetivo de uma estratégia de nuvem híbrida tornou-se cada vez mais importante para garantir que as empresas possam colher os benefícios da existência local, nuvem e pontos de presença e utilizar efetivamente os serviços nativos da nuvem fornecidos pela computação em hiperescala.

Suporte interrupções atuais e futuras

Como resultado da pandemia, muitas organizações estão migrando cada vez mais serviços para a nuvem. No entanto, isso está contribuindo para um aumento no estresse, no já esticado orçamento de nuvem.

Colocar controle sobre as estruturas de custo é um aspecto fundamental de uma estratégia de nuvem híbrida ideal. As organizações precisam olhar para modelos de consumo baseados em resultados que estejam alinhados aos objetivos de negócios.

Além disso, existem construções comerciais flexíveis em vigor que permitem às organizações consumir infraestrutura local em um modelo de pagamento conforme o uso.

A automação é outro componente importante que não apenas auxilia na construção e operação de plataformas em escala com mínima intervenção humana, mas também desempenha um papel fundamental na rápida recuperação de desastres para garantir a continuidade das operações de missão crítica em ambientes com perda de dados quase zero.

Um aspecto fundamental para construir sistemas do futuro é a infusão de automação baseada em IA e avançar em direção à automação em todo o cenário de nuvem híbrida que ajudaria a gerenciar custos, mitigar riscos e aumentar a eficiência.

A automação constrói inteligência operacional em tempo real que aumenta a intervenção humana em toda a cadeia de valor digital – desde o processo de negócios até a base digital subjacente – levando à tomada de decisão baseada em IA.

um dos principais desafios enfrentados pelas organizações que adotam a nuvem é encontrar e contratar o talento certo devido à grande escassez de recursos qualificados. A situação atual aumentou o ritmo de adoção da nuvem e agravou ainda mais o problema de conseguir o talento certo a bordo.

As organizações devem garantir que tenham acesso à combinação certa de especialistas sob demanda para ajudar a construir, gerenciar e otimizar implantações locais e na nuvem.

Todas essas medidas podem ser postas em prática para permitir a adoção contínua de uma estratégia de nuvem híbrida progressiva que seja robusta por natureza e garantir que as empresas não fiquem sem recursos, seja liquidez de capital ou disponibilidade de especialistas, enquanto lutam contra interrupções e constroem um plataforma que é inerentemente responsiva, escalável e resiliente.

Movendo-se em direção ao melhor normal

A escala de incerteza trazida por esta pandemia exigiu que as empresas se ajustassem às perturbações do ecossistema e mudassem os comportamentos dos clientes, além de encontrar novos caminhos para o crescimento sustentável e a inovação.

Os limites da digitalização estão sendo “empurrados”. Sejam gigantes da cosmética construindo plataformas de experiência imersiva para espelhos de realidade aumentada para promover compras sem contato, ou sejam profissionais de saúde usando capacetes inteligentes para identificar sintomas de COVID-19 enquanto aderem às normas de distanciamento social, o cenário atual acelerou o ritmo de adoção de tudo que é digital com a nuvem como base.

As organizações precisam enfrentar os desafios imediatos e de curto prazo relacionados à experiência do cliente, escalabilidade, gerenciamento de caixa e recursos e especialização, ao mesmo tempo em que criam capacidades de longo prazo para acelerar sua jornada de transformação digital a fim de se diferenciar, permanecer relevante e competitivo em todos os momentos através serviços de nuvem híbrida seguros e adaptáveis.

Em resumo, uma organização que segue a rota da nuvem híbrida para ser digitalmente madura deve considerar as estruturas de custo que são altamente variáveis, as operações que são ágeis e automatizadas e os serviços que estão disponíveis sob demanda e podem ser facilmente aumentados ou diminuídos em movimento conforme a paisagem em constante evolução.

Sobre a Service IT

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.