Como escolher um servidor com base nas necessidades do seu data center

Como escolher um servidor com base nas necessidades do seu data center

Os servidores são o coração da computação moderna, mas a forma de como escolher um servidor para hospedar uma carga de trabalho às vezes pode ser um desafio em virtude da variedade de opções de hardware.

Embora seja possível preencher um data center com sistemas idênticos, virtualizados e em cluster, capazes de gerenciar qualquer carga de trabalho, a nuvem está mudando a maneira como as organizações executam aplicativos e lidam com esse novo volume de dados.

À medida que mais empresas implantam cargas na nuvem, os data centers locais exigem menos recursos para hospedar as cargas de trabalho que permanecem no local em uma arquitetura híbrida. Isso está levando os líderes de TI e de negócios a buscar mais valor e melhor desempenho da frota cada vez menor de servidores.

Com isso, algumas organizações estão redescobrindo a noção de que um servidor pode realmente servir para todos e atender as necessidades das operações de negócio. Mas você pode selecionar ou até personalizar o hardware de servidor para acomodar as categorias de uso específicas.

A consolidação das máquinas virtuais em uma arquitetura de data center

Um benefício central da virtualização de servidores é a capacidade de hospedar várias máquinas virtuais (VMs) no mesmo servidor físico para utilizar mais recursos de computação disponíveis de um servidor. As VMs dependem principalmente da memória do servidor (RAM) e dos núcleos do processador.

A regra básica na escolha dos servidores no cenário de VMs inclui a seleção de um equipamento com mais memória e núcleos de processador, que permitirá que mais VMs residam no mesmo servidor, o que melhora a consolidação de uso das máquinas virtuais em uma arquitetura de data center.

Os servidores destinados aos altos níveis de uso de VMs também devem incluir recursos destinados a resiliência, como fontes de alimentação hot-swap redundantes e recursos de memória resiliente, como DIMM hot swap e espelhamento de DIMM.

Uma consideração secundária sobre como escolher um servidor para fins de virtualização é a atenção adicional aos I/O de rede. As cargas de trabalho corporativas trocam dados rotineiramente, acessam recursos de armazenamento centralizado, fazem interface com usuários na LAN ou WAN e assim por diante.

Gargalos de rede podem ocorrer quando várias VMs tentam compartilhar a mesma porta de rede low-end. Os servidores consolidados podem se beneficiar de uma interface de rede rápida, como uma porta Ethernet de 10 Gigabit, embora geralmente seja mais econômico e flexível selecionar um servidor com várias portas de 1 GbE que você pode conectar em conjunto para obter mais velocidade e resiliência.

Processamento de Big Data e computação científica também afetam a escolha do servidor

As unidades de processamento gráfico (GPUs) estão aparecendo cada vez mais no nível do servidor para ajudar em tarefas matematicamente intensivas, desde processamento de big data e computação científica até tarefas mais relacionadas a gráficos, como modelagem e visualização.

As GPUs também permitem que a TI retenha e processe conjuntos de dados importantes e valiosos em um data center mais protegido, em vez de permitir que esses dados fluam para os pontos de extremidade de negócios, onde podem ser mais facilmente copiados ou roubados.

Geralmente, o suporte para GPUs requer pouco mais do que a adição de uma placa GPU adequada no servidor. Na verdade, há pouco impacto no processador tradicional do servidor, memória, E / S, armazenamento, rede ou outros detalhes de hardware.

No entanto, os adaptadores de GPU incluídos em servidores de classe empresarial geralmente são muito mais sofisticados do que os adaptadores de GPU disponíveis para desktops ou estações de trabalho. De fato, as GPUs estão cada vez mais disponíveis como módulos altamente especializados para sistemas blade.

O grande volume de hardware GPU suportado, especialmente quando esse hardware também é virtualizado, permite que muitos usuários e cargas de trabalho compartilhem o subsistema gráfico.

Quais são os elementos mais importantes para sua empresa quando você compra servidores?

Para ajudar responder a essa pergunta e outras dúvidas relacionadas a escolha de servidores, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos de negócio.

Sobre a Service IT

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.