Monitoramento de infraestrutura de TI: o poder de prever e prevenir

Monitoramento de infraestrutura de TI: o poder de prever e prevenir

A experiência do cliente, geralmente a interface de um aplicativo móvel, da web ou comercial, tornou-se uma das métricas mais importantes para o sucesso de organizações globais atualmente.

Essas experiências dependem de camadas de tecnologias interconectadas que trabalham juntas para fornecer informações, transações e interações para um usuário final. À medida que as experiências crescem em complexidade, o mesmo acontece com a tecnologia.

E quem faz a gestão de TI de qualquer organização sabe que monitorar uma infraestrutura tecnológica é muito mais do que manter as luzes acesas. Na prática, espera-se que nossos aplicativos e serviços funcionem de forma rápida e perfeita em qualquer número de dispositivos, de diferentes tipos de redes e em diferentes locais do mundo.

Porém, cadeiras giratórias e monitores variados não são suficientes para monitorar efetivamente a multiplicidade de sistemas. Você precisa de uma solução para fornecer uma visão centralizada. Algo que pode ajudar as equipes de IT a enxergar o cenário geral e a aprofundar os detalhes quando necessário.

Infraestruturas de TI complexas são propensas a falhas, interrupções e gerar prejuízos

A infraestrutura de TI moderna é um sistema extraordinariamente complexo de tecnologias interconectadas, cada uma das quais tem o potencial de enfrentar problemas ou falhar completamente.

E com mais componentes sendo adicionados a essas pilhas, à medida que a tecnologia evolui, novas oportunidades para interrupções surgem.

Para se ter uma ideia, entre 2017 e 2018, interrupções ou períodos de degradação de serviços essenciais de TI ocasionaram graves incidentes que geraram prejuízos financeiros e riscos à vida humana para diferentes empresas e governos pelo mundo.

  • Em 15 de fevereiro, o Google enfrentou um problema no banco de dados NoSQL que resultou em alta latência, afetando a capacidade de logon dos usuários. Por sua vez, isso afetou aplicativos e serviços como Snapchat e até o jogo Pokémon GO.
  • Em 29 de março, a empresa Iomart sofreu uma grave interrupção quando um agricultor cortou uma linha de fibra óptica, resultando em perdas de conectividade em Glasgow e Edimburgo, na Escócia, e Manchester, Inglaterra, afetando as operações do governo no norte do Reino Unido.
  • E em 1º de junho, a Visa sofreu uma falha de hardware que interrompeu os serviços na Europa, interrompendo essencialmente todas as transações com cartões Visa ou saques em caixas eletrônicos.

A melhor maneira de garantir que os problemas sejam resolvidos rapidamente, ou até mesmo evitados por completo, é monitorar, prever e prevenir problemas da infraestrutura tecnológica.

Monitoramento é a chave para uma TI bem-sucedida

 

 

 

Imagine uma empresa de e-commerce em que os usuários dependem do acesso confiável e de alta velocidade a uma loja online. Não é difícil de imaginar, não é?

Ter visibilidade imediata e insights sobre o desempenho do servidor, por exemplo, é fundamental para o sucesso dessa empresa.

A capacidade de resolver rapidamente problemas – ou prever e evitá-los completamente – tem um impacto significativo no tempo de atividade da empresa e afeta diretamente a satisfação do cliente e, finalmente, sua receita.

Quando as equipes de infraestrutura, operações e desenvolvimento entendem a relação de suas funções com o desempenho de todo o sistema, os canais de comunicação se abrem, permitindo que as equipes resolvam os problemas com mais eficiência ou os evitem por completo.

Servidores

Os sistemas operacionais de servidor registram rotineiramente uma variedade de dados operacionais, de segurança, erros de conexões de rede, uso da memória do sistema etc.

Ter visibilidade de dados do servidor e monitorá-los de forma proativa pode ajudar as equipes a encontrar resoluções mais rapidamente ou impedir completamente as interrupções.

Rede (Network)

Monitorar uma rede significa mais do que ter visibilidade do estado do hardware que suporta essa rede, como roteadores, comutadores etc. Isso inclui monitoramento de logs de eventos da rede, atividades na infraestrutura da rede, gargalos de tráfego e até comportamento suspeito.

Virtualização

O monitoramento no contexto da virtualização (servidores, desktops e outros ativos de tecnologia que podem ser virtualizados) é essencial para entender exatamente quais eventos estão causando problemas e impactando o desempenho, além de gerenciar recursos com eficiência e ter acesso aos benefícios da virtualização.

Nuvem

Quando uma organização migra seus serviços para uma ou várias plataformas em nuvem, ter visibilidade de ponta a ponta em todos os estágios da migração pode ajudar as equipes a estabelecer o desempenho padrão, monitorar serviços durante a transição e garantir que tudo está funcionando da melhor maneira possível após a etapa de transição.

O impacto de uma estratégia certa de monitoramento para infraestrutura de TI

O desenvolvimento de uma estratégia de monitoramento da infraestrutura de tecnologia ajudará as equipes de TI a reduzir o tempo na detecção e soluções de problemas e os impactos gerados pela indisponibilidade de sistemas, principalmente com o aumento da complexidade das arquiteturas tecnológicas atuais e a criticidade dos negócios da atual Economia Digital.

Para combater esses desafios, os administradores e engenheiros de sistemas precisam de uma visão clara do desempenho e da disponibilidade em toda a infraestrutura como um todo.

Sobre a Service IT

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.