O que os times de Marketing e Vendas precisam saber sobre governança e proteção de dados

O que os times de Marketing e Vendas precisam saber sobre governança e proteção de dados

A coleta, o gerenciamento e o aproveitamento dos dados do cliente para informar as decisões de marketing e vendas se tornaram um componente essencial de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.

À medida que os CMOs (Chief Marketing Officer) adotam o marketing orientado a dados e as empresas compilam cada vez mais informações do cliente, os profissionais de marketing e vendas precisam aprender a usar os dados do cliente com eficiência para extrair informações pertinentes, devendo assumir a responsabilidade de proteger esses dados pessoais altamente identificados.

Além do possível impacto em suas vendas e receitas, uma violação de dados coloca seus clientes em risco de hackers, fraudes e dificuldades financeiras, dependendo do tipo de informação de identificação pessoal coletada pelos seus sistemas de gerenciamento de dados.

Uma violação de dados não é apenas cara para a sua organização, mas também diminui a confiança dos clientes em sua marca e pode manchar irreparavelmente a visão do público sobre sua empresa.

Por que as empresas precisam de governança e proteção de dados em marketing?

Uma equipe de marketing normalmente trabalha com dados que envolvem clientes e contas (por exemplo, dados demográficos, interações, comportamentos), produtos, transações e atividades, além de dados de referência.

A qualidade desses conjuntos de dados afeta os insights de marketing que você extrai deles, o que, por sua vez, afeta seu processo de tomada de decisão.

A governança de dados e a proteção de dados atua como um controle de qualidade dos dados de seus clientes e permite que você opere com mais eficiência:

  • Dados de alta qualidade economizam tempo e dinheiro, permitindo aumentar a eficiência dos dados através da redução de duplicação e erros. Você pode otimizar suas campanhas alcançando o público-alvo com o conteúdo certo e oferecendo uma experiência que corresponda ao estágio do ciclo de vida de cada cliente e à sua jornada.
  • Consistência, confiabilidade e repetibilidade dos dados significam que você pode definir métricas e KPIs consistentes em toda a organização para que todos estejam na mesma página quando se trata de análises e relatórios.
  • A governança e a proteção de dados garantem a integridade dos dados, para que sua estratégia de marketing possam ser sustentados mesmo quando o ambiente de negócios muda.
  • Confiança e clareza nos seus dados significam que você não perderá o sono com conjuntos de dados conflitantes, o que pode ter implicações legais e financeiras. A má qualidade dos dados pode levar a multas, sem mencionar a má publicidade.
  • A governança e a proteção de dados garantem que suas operações estejam em conformidade com as políticas e regulamentos de privacidade, a exemplo da Lei de Proteção de Dados (LGPD), para proteger os dados dos consumidores, especialmente em torno do uso de informações não públicas ou de identificação pessoal.

O desafio que os profissionais de marketing enfrentam na governança e a proteção de dados

Tornou-se cada vez mais importante para os gestores de Marketing e Vendas assumirem a liderança, a fim de garantir a governança e a proteção dos dados dentro de uma organização.

Alguns dos desafios enfrentados pelos times de marketing e vendas são:

  • Os dados do cliente geralmente são armazenados em várias plataformas em diferentes formatos como parte de sua pilha de marketing, tornando difícil reconciliar os dados, garantir consistência e implementar um protocolo de segurança uniforme.
  • O uso de tecnologias desatualizadas de gerenciamento de dados que não foram projetadas para atender aos padrões atuais de segurança de dados torna a conformidade com novos regulamentos, como a LGPD, mais desafiadora.
  • Treinamento ou educação insuficientes em toda a organização significam que os funcionários podem não entender a importância da governança de dados nem ter o conhecimento necessário para implementar as medidas necessárias.

Para gerenciar e proteger adequadamente os dados do cliente, é necessário considerar como você está coletando e armazenando as informações, portanto, os times de marketing e vendas precisam ser mais eficientes na coleta de dados.

Além disso, mais dados não são necessariamente os melhores. Muita informação pode levar a erros e confusão; também pode criar responsabilidades desnecessárias.

Defina claramente a necessidade de suas iniciativas de marketing e os KPIs associados para coletar apenas as informações necessárias para atingir o público certo, fornecer o conteúdo ou ofertas mais relevantes para corresponder às jornadas dos clientes e medir seus resultados.

A chave para implementar a governança de dados no marketing

Dado que os dados de marketing geralmente são coletados de diferentes fontes e usados ​​para apoiar estratégias omnichannel, é cada vez mais importante que as informações sejam armazenadas em um banco de dados centralizado.

Sem mencionar, é muito mais fácil garantir a conformidade da segurança quando você tem apenas um único banco de dados para manter.

Uma plataforma centralizada de gerenciamento de dados do cliente, construída com privacidade por design, é a melhor maneira para as empresas manterem a governança de dados criptografando dados de ponta a ponta, controlando o acesso às informações e rastreando o uso.

Para saber mais sobre como garantir governança e a proteção de dados além da conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos da LGPD.

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