LGPD e Recursos Humanos: como lidar com a proteção de dados, conformidade e regulamentação no RH

LGPD e Recursos Humanos: como lidar com a proteção de dados, conformidade e regulamentação no RH

A economia digital tem muitos riscos inerentes ao uso de dados, especialmente quando se trata dos direitos de privacidade de uma pessoa. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi projetada para fornecer aos brasileiros maior controle sobre os dados pessoais que são coletados e processados pelas empresas.

E isso deve tornar os requisitos de proteção de dados mais claros para as organizações. No entanto, a LGPD não é perfeita e nem todos são totalmente compatíveis.

Não será surpreendente ver violações da privacidade de dados apenas alguns meses após a implementação completa da LGPD em 2021, ano em que a nova legislação entra em vigor de acordo com a nova data definida pelo governo.

LGPD: Uma forte mensagem a favor da proteção e privacidade de dados

Embora a LGPD esteja longe de ser perfeita, sua aplicação deve enviar uma forte mensagem para empresas em todo o país. As pesadas multas dadas aos infratores mostram quão séria deve ser a nova legislação quando se trata de proteger a privacidade de dados dos brasileiros. E as empresas que não cumprirem seus rigorosos regulamentos certamente pagarão um preço alto.

A Lei Geral de Proteção de Dados impõe exigências muito pesadas as empresas que controlam e processam dados, mas também busca um equilíbrio entre a privacidade dos indivíduos e os interesses destes controladores e processadores de dados.

Talvez, neste momento, garantir a conformidade possa parecer um fardo administrativo e financeiro, mas com o tempo todas as partes envolvidas encontrarão uma maneira eficaz de cumprir os requisitos da LGPD e essa conformidade se tornará padrão, além de se tornar um diferencial competitivo para as empresas.

O papel dos Recursos Humanos na LGPD

O departamento de Recursos Humanos (RH) é responsável por gerenciar e proteger os dados dos funcionários. E com a implementação da LGPD, a privacidade de dados está se tornando um dos seus principais desafios.

A tecnologia moderna utilizada hoje pelo RH é alimentada para muitas empresas pela nuvem, em que os dados de seus funcionários são armazenados em vários servidores em vários locais.

Para garantir que os dados de seus funcionários estejam seguros, é importante que a organização faça parceria com um fornecedor de tecnologia de RH que seja 100% compatível com a lei de proteção de dados GDPR e use a mais recente tecnologia de criptografia.

Além de ter a tecnologia certa, o RH também é responsável por educar toda a equipe que lida com dados sobre a necessidade de boas práticas de privacidade de dados.

Como a LGPD permite que os funcionários retirem seu consentimento e sejam “esquecidos”, o RH também deve garantir que eles tenham os procedimentos necessários para excluir os dados dos funcionários e verificar se todos os rastreamentos foram removidos.

Então, como sua empresa garante que sua organização seja compatível com a LGPD? Leia abaixo as práticas recomendadas:

1. Sempre criptografe seus dados

As violações de dados deixarão as informações não criptografadas em aberto. E qualquer pessoa que saiba ler pode acessá-lo. Mover para a nuvem significa que a maioria dos dados da sua empresa não está mais hospedada em suas instalações.

Uma violação em um desses locais pode colocar toda a sua empresa em risco. Embora não seja obrigatório na LGPD, a criptografia é uma das melhores maneiras de proteger seus dados.

2. Certifique-se de entender sua responsabilidade de conformidade

A segurança dos dados é uma cooperação de todas as partes envolvidas no seu negócio. E todas as partes responsáveis ​​estão vinculadas a LGPD. Geralmente, existem dois papeis principais: o controlador de dados, quem descreve como os dados são coletados e por que, e o processador de dados, aqueles que armazenam ou processam os dados coletados.

A LGPD define a responsabilidade de cada lado. Portanto, certifique-se de entender claramente o seu.

3. Conheça seu escopo de conformidade

A LGPD regula tudo o que é pessoalmente identificável – nomes, endereços, e-mails, detalhes de cartões, endereços IP, cookies da Internet e até postagens em mídias sociais. Portanto, verifique se você está armazenando apenas os dados necessários para seus negócios.

4. Seja sempre proativo

Prevenir é melhor do que pagar uma multa pesada. A conformidade com a LGPD não é um processo único. É um compromisso contínuo da sua empresa proteger a privacidade de seus funcionários. Portanto, adote uma abordagem proativa ao monitorar e detectar violações e garantir que os dados sejam gerenciados adequadamente.

5. Crie uma cultura de segurança na organização

A LGPD afetará uma seção muito mais ampla do seu negócio do que apenas o departamento de TI. O sucesso da nova legislação exige não apenas excelência técnica, mas também um entendimento compartilhado da importância da segurança dos dados.

A gerência sênior pode ajudar a promover uma cultura de segurança em primeiro lugar, garantindo que a proteção da privacidade dos dados esteja na vanguarda de todos os processos, práticas, procedimentos e metodologias. Os funcionários devem ser constantemente treinados com as mais recentes tecnologias e técnicas que possam aplicar.

Próximos passos

Tornar sua organização compatível com a LGPD exige muito trabalho. Mas lembre-se, não é um processo único, mas um compromisso vitalício para proteger sua própria privacidade e a de seus clientes e funcionários.

É tudo prático no que diz respeito à privacidade de dados. Você não pode se dar ao luxo de ficar parado em um canto e assistir o resto do mundo lutando contra hackers e cibercriminosos.

Para saber mais sobre a como garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos da LGPD.

Sobre a Service IT

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.