Por que a governança e proteção de dados são importantes para os profissionais de marketing e vendas?

Por que a governança e proteção de dados são importantes para os profissionais de marketing e vendas?

As estratégias de marketing e vendas tem ganhado força com a evolução da tecnologia. Os profissionais de marketing e vendas estão dispostos a se adaptar às novas tecnologias para alcançar seus objetivos de negócio, porém fecham os olhos ao risco associado a ela.

Uma política de governança e proteção de dados tem o maior impacto na estratégia de gerenciamento de riscos de um profissional de marketing e por isso, não pode jamais ser ignorada, principalmente, neste momento de transformação digital e grandes crises globais, a exemplo da pandemia de Covid-19.

Governança e gerenciamento de dados convergem para uma garantia de proteção e privacidade de dados

Quando uma empresa é orientada por dados é essencial ter informações de qualidade e uma política de gerenciamento de dados. As empresas que percebem a importância do uso da governança de seus processos e o gerenciamento de dados, crescem de maneira substancial e sustentável.

Além disso, economias significativas de custo e tempo funcionam como um complemento, juntamente com o aumento da confiança nos dados.

Assim, podemos dizer com segurança que a governança de dados é fundamental para trazer uma base sólida e, portanto, significa definir e gerenciar diferentes tipos e categorias de dados.

Para os profissionais de marketing, esses dados podem incluir informações essenciais, como:

  • Informações pessoais dos clientes (dados demográficos).
  • Dados de comportamento das compras.
  • Feedback e interações.
  • Informações sobre produtos passados, atuais e futuros Informações sobre atividades de vendas e compras.

Todas as decisões e pesquisas são baseadas nesses dados. Também podemos chamar Governança de Dados como “controle de qualidade”. Ele garante que as entidades tenham acesso a conjuntos de dados confiáveis ​​e consistentes. Os dados confiáveis, por sua vez, permitem que as organizações avaliem o desempenho e tomem decisões estratégicas.

Não se limite a armazenar, limpar e consolidar dados

De fato, é preciso planejar e documentar políticas, procedimentos e estruturas robustas para gerenciar dados e garantir sua eficácia.

Além disso, a governança e proteção de dados não é um exercício único. É um processo contínuo de evoluir e melhorar. O passo principal é o aprendizado contínuo. Portanto, é essencial construir uma cultura de aprendizado nas mentes da gerência e dos funcionários.

Garantindo dados consistentes e confiáveis

Padrões e benchmarks são definidos para alcançar os objetivos acima. Gerenciar seus dados significa definir métricas consistentes em toda a organização. Assim, a gerência deve comunicar efetivamente as expectativas para permitir que os profissionais de marketing as sigam.

Sem padrões documentados, as decisões podem se basear em suposições falsas. Por sua vez, isso afeta as decisões. A governança também garante a confiabilidade dos dados. Pode-se consultar com segurança um dado se ele é autêntico. É necessário atualizar os dados para alterações regularmente.

Assim, a governança de dados deve ajudar a organização a construir:

  • Acessibilidade aos dados.
  • Confiança nos dados.
  • Ativação dos dados.

É, portanto, essencial para impulsionar o sucesso e o crescimento sustentável de uma organização.

Melhorando a confiança e fornecendo clareza

Se houver problemas de confiança em uma organização, é por causa de menos fé nos dados. Qualquer coisa com menos de 100% de confiança nos dados analíticos leva a dores de cabeça e adivinhações.

Deve-se sempre esclarecer o significado de vários termos e métricas complexas, classificações etc., para evitar esse segundo palpite. Além disso, maior clareza significa mais confiança nas decisões orientadas por dados. Isso cria eficiência.

POr fim, é fácil culpar a tecnologia ou as ferramentas por uma má decisão do profissional de marketing. No entanto, este é um desafio enfrentado por muitos. Não é um problema de tecnologia, mas um problema de integridade de dados. As tecnologias devem estar alinhadas aos objetivos de negócios por meio de treinamento e comunicação. Portanto, para garantir que as ferramentas funcionem, deve-se investir em boas práticas de governança de dados.

Para saber mais sobre governança e proteção de dados, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos de segurança de dados.

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